Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Disney, Walt


Disney, Walt
Walt Disney não pode ser considerado um "Mestre Disney" porque isso seria uma redundância, quase um pleonasmo. Além disso ele pouco desenhou em sua vida. Sua maior característica foi o tino comercial, esse sim, digno de um Mestre na arte de ganhar dinheiro. Mas ele também tinha outras qualidades como veremos a seguir.

"Desenho de Mickey" (1934). Acima, um exemplo de um rascunho, mostrando o personagem Mickey de perfil, elaborado pelo próprio Disney. Nos primórdios de sua produção ele interessou-se apenas por desenhos animados e por tiras de jornais. Para esse último caso ele elaborou diversos roteiros, como "Mickey Contra Os Canibais" (desenhado por Ub Iwerks - vide Características de Ub Iwerks) ou "O Vale Da Morte" (desenhado por Floyd Gottfredson - vide Características de Floyd Gottfredson).

"Desenho de Donald" (1934). Aqui, um exemplo de um rascunho do personagem Donald, elaborado pelo próprio Disney, acompanhado da sua famosa assinatura. Observe-se que desenho, realmente, não era o forte dele. Disney nunca deu valor às histórias em quadrinhos de seus personagens publicadas em revistas. Ele considerava essa uma "atividade menor" de seu imenso império.

"Branca-de-Neve e os Sete Anões" (Cartaz original do filme, de 1937). Acima, um exemplo de Obra Prima de Disney: o primeiro filme de animação de longa metragem, e o primeiro colorido também. Foi um sucesso estrondoso e sua arrecadação deu início ao Império Disney e a várias outras produções nos mesmos moldes.
Nesse exemplo pode-se ver também outra característica de Disney: o perfeccionismo. Ele era o único responsável por exigir perfeição de seus colaboradores, fiscalizando cada etapa e mandando refazer o que tivesse ficado ruim (em sua concepção) até que a perfeição fosse atingida.
Outra característica de Walt foi a apropriação de autorias, fato que pode até ter ocorrido inadvertidamente algumas vezes. Por exemplo: até hoje muitas pessoas pensam que "Branca-de-Neve" é de autoria de Walt Disney, quando na verdade é um conto dos Irmãos Grimm. O mesmo se deu com todos os seus outros desenhos animados.
Outro ponto marcante do tino comercial de Disney era sua qualidade de escolher e/ou encomendar as melhores músicas para suas produções. Sucessos musicais como os apresentados nesse filme: "Someday My Prince Will Came", "Heigh Ho" e "Whistle While You Work" de autoria de Frank Churchill e Larry Morey.

"Estátuas de Disney e Mickey". (Ao fundo o Castelo de Bela Adormecida, no primeiro parque temático de Walt: "Disneyland" em Anaheim, no Condado de Orange, na Califórnia). Aqui, uma foto da realização maior de Walt Disney (e que ele mais prezava): os Parques Temáticos.
Disney foi praticamente o criador desse tipo de atração. Seu primeiro parque foi a "Disneyland" (nome que pode ser traduzido por "Terra de Disney"), inaugurado em 17 de julho de 1955, na Califórnia.
O sucesso foi tamanho que hoje a "Walt Disney Company" possui ainda o "Disney World" (Mundo de Disney) na Flórida (EUA) e ainda parques semelhantes na França, no Japão e em Hong Kong.

"Disneylândia na TV" (Programa de Televisão produzido de 1954 à 1968). Finalizando, o cartaz acima (em preto-e-branco) mostrando Disney ao lado da sombra de Mickey ilustra muito bem quem foi esse Mestre. Ali diz: "O Gênio de Disney" e "Os Anos da Televisão". De fato, uma pessoa com a grande visão empresarial que ele tinha, não poderia deixar de tirar proveito desse veículo de comunicação de massa que é a TV.
E era assim, como aparece na foto colorida acima, que ele apresentava o programa originalmente chamado "The Wonderful World of Disney" (O Maravilhoso Mundo de Disney) e mais tarde chamado de "Disneyland" (no Brasil: Disneylândia): de terno, sentado atrás de sua escrivaninha, em seu escritório, com sua estante de livros ao fundo.
Foi nesse programa que surgiu o personagem Ludovico Sabetudo, como coadjuvante de Walt. Também foi nesse programa que Disney apresentou os inúmeros filmes de "vida animal selvagem" - modelo também inventado por ele.
Walt Disney foi um grande empresário e embora ele pessoalmente não tivesse um grande pendor artístico, foi graças às iniciativas dele que inúmeros gênios de várias artes puderam ser reconhecidos. E é por isso que esses inúmeros gênios são por nós chamados de "Mestres Disney".

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.